Voltar para o blog

Consumidor que produzir energia limpa terá desconto na conta de luz

Entrou em vigor, esta semana, uma novidade que vai oferecer desconto na conta de luz para quem produzir energia limpa.

Agora, consumidores de todo o Brasil terão um incentivo para produzir eletricidade a partir de fontes renováveis. Eles poderão ligar os sistemas de energia solar ou eólica, por exemplo, à rede elétrica. A energia que sobra irá para a distribuidora, e em troca o consumidor vai ganhar um abatimento na conta de luz.


Veja um exemplo: durante o dia, os painéis solares de uma casa produzem 10 kilowatts-hora de energia. Nesse período, o consumo é de apenas 2 kilowatts. A sobra de oito vai para a distribuidora. À noite, o painel solar não gera nada, mas o consumo da casa, com as luzes acesas, sobe para 7 kilowatts. Nesse caso, toda energia vem da distribuidora. A diferença entre os 8 kilowatts que a casa colocou na rede e os 7 kilowatts que usou à noite dá um crédito de 1 kilowatts-hora por dia, ou 30 no mês. O consumidor tem até três anos para usar esse valor.


"É um ganho imenso, porque é geração completamente descentralizada, reduzindo tanto os custos de geração de energia no país, mas também de distribuição e transmissão", afirma Nelson Hubner, diretor da Agência Nacional Energia Elétrica.
Para aderir, é preciso apresentar um projeto à distribuidora. Se ele for aprovado, o consumidor terá de arcar com um novo medidor, que mede a energia que entra e também a que sai. O custo maior é dos painéis solares, todos importados. O investimento chega a R$ 14 mil para uma casa que consome 250 kilowatts-hora por mês, a média brasileira.


"O retorno do investimento varia de seis a dez anos. Onde a irradiação é maior e o preço é maior, e consequentemente você vai ter um retorno mais rápido", afirma Jonas Gazoli, dono de empresa de painéis solares.


Os painéis têm vida útil de 25 anos. A expectativa é que os custos diminuam com o crescimento do mercado.

Fonte: G1

Outros posts

  1. TIPOS DE PISO(S) E/OU REVESTIMENTO(S): VANTAGENS E DESVANTAGENS

    TIPOS DE PISO(S) E/OU REVESTIMENTO(S): VANTAGENS E DESVANTAGENS

      Sabe-se que a oferta, procura e diversidade de materiais para revestimento de pisos e/ou paredes tem crescido muito. Por isso, na hora da escolha desses materiais, é fundamental levar em conta o amb...

  2. O Medo da Bolha Imobiliária

    O Medo da Bolha Imobiliária

    O Medo da Bolha Imobiliária. Postado em Artigos Revista IstoÉ 07/2012 Por Ricardo Amorim O mercado imobiliário gera paixões. Para muitos, a compra de um imóv...

  3. Imóveis para Venda ou Locação em Santa Maria, RS

    Imóveis para Venda ou Locação em Santa Maria, RS

    Venda de Imóveis em Santa Maria, RS.   Trabalhamos com imóveis: Apartamentos, Coberturas ou Casas Usados ou Lançamentos, Lojas e Salas Comerciais, Loteamentos, Terrenos ou...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Locação/ Venda/Condomínio

(55) 99977-8478 (55) 98118-1391